Carcassonne é um jogo de colocação de peças modulares, onde cada ladrilho representam um pedaço do sul da França.
Cada jogada consiste em compra e colocar uma nova peça, que precisa ser encaixada preservando as formas topológicas dos desenhos. Cada peça irá expandir o tabuleiro e você deve tentar controlar áreas como uma cidade (Cavaleiro), uma estrada (Ladrão), um mosteiro (Monge) ou dos campos (Fazendeiros) para ganhar pontos.
Essa marcação é feita adicionando um um seguidor (meeple) em uma das áreas de pontuação mencionadas dentro do ladrilho adicionado. Os seguidores ficarão presos até que a área seja completada, portanto, como a quantidade de meeples é limitada (7 no jogo base), a escolha de colocar ou não um destes marcadores permeia todo o jogo – sempre estará se perguntando “vale a pena tentar controlar aqui?”.
Cada vez que é finalizada uma cidade ou uma estrada o meeple volta ao seu dono, e o local é pontuado. Mosteiros com todas as áreas a sua volta preenchidas também engatilhem a pontuação e o meeple retorne. Fazendeiros nos campos não retornam e irão pontuar apenas no final do jogo.
COMPONENTES
🔹 72 cartelas de terreno
🔹 40 seguidores em 5 cores diferentes: amarelo, vermelho, verde, azul e preto (8 de cada)
🔹 1 marcador de pontos
🔹 1 manual de regras
🔹 Mini-Expansão "Rio I": 12 cartelas de rio
🔹 Mini-Expansão "O Abade": 5 seguidores abades nas cores dos jogadores